ANBIMA – Atenção, alteração do programa detalhado das certificações a partir de 01/03/2017

Certificação

clique aqui para as certificações

A ANBIMA é a principal entidade certificadora dos profissionais dos mercados financeiro e de capitais brasileiro. Nosso Programa de Certificação Continuada tem por finalidade aumentar a capacitação e elevar os padrões éticos dos profissionais que atuam nesses mercados na comercialização de produtos de investimento.

Atualmente são oferecidas quatro certificações:

Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA-10)

A CPA-10 destina-se aos profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias. É também direcionada aos profissionais das Cooperativas de Crédito que necessitam ser certificados para desempenhar suas atividades. Imprescindível para quem busca ingressar no mercado financeiro.

Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 (CPA-20)

A CPA-20 é direcionada aos profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos de alta renda e investidores institucionais.

Esses profissionais devem demonstrar conhecimento dos produtos de investimento e seus fatores de risco. A partir de junho/2017 será exigida a todos os profissionais que atendem carteira de clientes alta renda.

Notícia Boa para os Certicicados CPA20 Anbima – (Embora divuldada pela Anbima, esse reconhecimento não está acontecendo – vale insistir. Prof.ª Solange)
http://certificacao.anbid.com.br/zips/deliberacao_n06.pdf

Profissionais CPA-20 são isentos em prova de certificação da BM&F Bovespa

Profissionais com CPA-20 válida, aprovados a partir de maio de 2012, podem solicitar dispensa do PQO (Programa de Qualificação Operacional), a prova de certificação da BM&F Bovespa na área de Conhecimento de Operações.

A CPA-20 também passou a ser aceita para renovação da certificação na área de Conhecimento Comercial da Bolsa.

Mais informações sobre as regras, prazos e procedimentos http://educacional.bmf.com.br/

Certificação de Gestores ANBIMA – CGA

A CGA é direcionada aos profissionais que desempenham atividade de gestão remunerada de recursos de terceiros, possuindo poderes para tomar decisões de investimento.

A atividade de gestão pode ser realizada via veículos coletivos de investimento como fundos e clubes de investimento ou individualmente via carteiras administradas.

Certificação Especialista de Investimento ANBIMA – CEA

A CEA destina-se aos profissionais que assessoram investidores em seu planejamento de investimentos, podendo atuar em agências bancárias ou plataformas de investimento, sem possuir carteira de clientes.

O especialista de investimentos atua junto a clientes ou gerentes de contas, fazendo suas recomendações para alocação de recursos em produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta, de acordo com o perfil do investidor detectado no processo de suitability (análise do perfil do investidor).

As instituições financeiras têm até 31 de dezembro de 2015 para que 75% de seus especialistas de investimento obtenham a certificação CEA.

A partir de 1º de janeiro de 2016, os profissionais que passarem a exercer a atividade de especialista de investimentos e não possuírem a CEA têm até 12 meses para se certificarem. Até lá eles devem ter a CPA-20, sendo que a proporção de especialistas nessa condição não pode ultrapassar 25% dos profissionais que são público-alvo dessa certificação.

Índices de aprovações 2014:

Relatório Anbima 1º semestre/2016

Está certificado? Então utilize o selo corretamente:

Veja a orientação da Anbima aqui

Fique Atento, alguns materiais que circulam ainda não estão atualizados conforme as ICVM:

Fique Atento, alguns materiais que circulam ainda não estão atualizados conforme as ICVM:

  • ICVM nº 554 e 555, 17/12/14: alterações nos Exames de Certificação
  • cobrança prorrogada – somente após 15/11/15

As novas regras para os fundos de investimento definidas pela CVM valem somente à partir de 15 de novembro deste ano. Se for realizar provas de certificação antes, lembre-se de responder as questões de acordo com a legislação atual, ou seja, a Instrução CVM nº 409.

Confira mais informações sobre a IN CVM 554 e 555.

Custo e informações sobre os testes ANBIMA:

Testes ANBIMA

Consulte o calendário de provas

Inscrições / Agendamentos

  • CPA-10
  • CPA-20
  • CEA

Profissional sem VínculoFaça o Download e Preencha a declaração. Assine com firma reconhecida e encaminha por e-mail a ANBIMA (ver no documento)

Principais dúvidas do Programa de Certificação Continuada da ANBIMA

Guia Do Profissional – Certificação ANBIMA Download aqui

O QUE CAI NA PROVA?

Confira os conteúdos detalhados cobrados em cada prova:

CPA-10 Atualização

CPA-20 Atualização

CEA